Link

Deflagração poética

Por:Wilson Albino Pereira

Já teria assunto suficiente se fosse só para escrever sobre os sentimentos provocados pelo tema musical do filme italiano “O Carteiro e o Poeta”, de l994, dirigido por Michael Radford, e que tem em seu elenco, Philippe Noiret, Massimo troisi e Maria Grazia Cucinotta. Além do período em que Pablo Nerudo viveu exilado por motivos políticos na Itália, o filme aborda outros temas.
Há uma série de assuntos tratados neste drama. A liberdade, a política, o valor da poesia, a luta por direitos sindicais, o desejo de amar e se sentir amado, são questões de importância e interesse universal. Entretanto, tão relevante quanto os anseios humanos são os segredos existentes na força das palavras. E, pelo poder dos vocábulos que o poeta transforma a vida do carteiro.
Por meio das palavras, Mário, o carteiro consegue expressar quanto amor sentia pela bela Beatrice. No filme e porque não dizer na vida, a poesia representa o renovo. A partir do contato de Mário com as metáforas e com outras figuras de linguagem, as coisas permaneceram as mesmas, mas o olhar de Mário se renova, e sob a ótica da poesia a vida em si ganha novo rumo.
O ritmo de produção industrial destes tempos modernos não colabora na educação do olhar. O homem é capaz de inventar formulas, elaborar teorias e decifrar enigmas, mas padece por causa de depressões e outros transtornos. Talvez, quem sabe, tenha chegado a hora de tirar o pé do acelerador e valorizar outras coisas. Por exemplo, uma mar de emoções libertas na leitura de um verso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s