Os Dois

Por: Wilson Albino Pereira

Capítulo 3

As Fontes e as Fontes

fb_img_1464084401950.jpg

A vida interiorana é cheia de carências. E, porque a lida no terreno exigia esforço redobrado, ele concluiu apenas o primeiro grau com muito sacrifício. Porém, de tanto ver os pais com as caras ‘enfiadas’ nos livros, imitou o gesto. Mais que hábito, ficara viciado em leitura. Levava os livros até para seus sonhos.IMG_0021

A casa era pequena. Boa parte da simplória moradia era ocupada por livros velhos, mofados, empoeirados, porém estimados. As pilhas e pilhas de livros eram resultado das permutas. O pai ficara amigo do proprietário do “Sebo Alfarrábios” – uma ‘lojona’ abarrotada de livros para todos os gostos.

wpid-20150703_151938.jpg

Dos 10 aos 23 anos o rapaz lera de tudo quanto lhe caiu nas mãos, entretanto, alguns escritores conquistaram espaço em sua alma e coração. Às vezes entregava quatro, cinco livros para conseguir qualquer um de: Jorge Amado, Vinícius de Morais, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, José Lins do Rego, João Cabral de Melo Neto e Graciliano Ramos – seus prediletos. Mas mergulhara também em outras fontes – Asturias, Espanca, Kafka, Neruda, Austen, Poe, Marquez, Llosa, Gandhi, contudo, Bukowiski o arrebatara.

2016-09-02-23.05.57.jpg.jpeg

Certa vez, comprou um livro e recebeu outro, por engano. O conteúdo era diferente. Tratava da vida sustentável. Mas, como nada acontece por acaso… Com o livro aprendera, dentre outras coisas, que o velho bambuzal existente no sítio era uma fonte inesgotável de riqueza. Descobriu como controlar pragas e tornar o terreno mais fértil utilizando para isso matéria orgânica em lugar de pesticidas. Porém, o aprendizado mais importante obtido, foi como manter as nascentes limpas e protegidas de qualquer contaminação.

 

2017-08-22 18.10.36

Ele amava aquele chão. Só deixava a propriedade quando a imaginação falhava e, o punho não mais dava conta da demanda corporal. Aí, ele abandonava as obrigações. Em tempos de voracidade carnal ele aluava, e, saia à caça de carinhos, ainda que… Tivesse de pagar para consegui-los.

wpid-wp-1431084109918.jpeg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s